top of page

Nossa História

Em 1986, um grupo de jovens amigos decidiu iniciar um trabalho de socialização com algumas crianças e adolescentes que dormiam embaixo do Viaduto Negrão de Lima, no bairro de Madureira, doando agasalhos e alimentos. Sensibilizados com as dificuldades destas crianças, passamos a visitá-los uma vez por semana com uma atividade recreativa e lanche.
Através de atividades recreativas, procurávamos nos aproximar com a expectativa de ajudá-los a retornarem as suas famílias e à sociedade. Mais tarde, a Igreja Católica do local, representada por um frei franciscano, se uniu ao trabalho. Alguns meses depois, a Igreja construiu um espaço -- hoje a Obra Social Toca de Assis -- onde essas crianças e jovens receberiam abrigo, alimentação e educação. 
Nós continuamos nosso trabalho junto com a Igreja, por algum tempo, a fim de fixá-los na instituição que estava se formando para abrigá-los. Nesta época, esse grupo de jovens colaboradores foi convidado pela direção do Hospital Allan Kardec, instituição beneficente, a trabalhar com crianças e adolescentes das comunidades do Morro dos Macacos e do Pau-da-Bandeira, que estavam apedrejando e saqueando o Hospital.
A proposta inicial deste trabalho era diminuir a agressividade e consequentemente os “ataques” ao hospital. Para tal, foi cedido ao grupo um espaço provisório junto ao Hospital, onde ficava a casa pertencente ao Barão de Drumond, para a realização do trabalho. Assim sendo, em 05/06/87 o Grupo Luz do Sol ganhou personalidade jurídica e utilizava as artes plásticas como ferramenta para o desenvolvimento sócio-afetivo e de promoção humana.
Atuamos junto à crianças, adolescentes e suas famílias  em vulnerabilidade social  em Vila Isabel até 2013. Atualmente desenvolvemos nossas  atividades em Quintino Bocaiúva atendendo o nosso público alvo das comunidades locais.

TIOS & TIAS

bottom of page